quarta-feira, 5 de março de 2008

Resumo sobre o texto Educação Física Escolar de Castellani Filho

O artigo de Castellani aborda a questão da Educação Física Escolar, d que ensinar aos alunos e destaca que não só temos o que ensinar como vimos ensinando. Com efeito, se a melhoria da aptidão física era o que justificava a sua presença na escola nada mais coerente do que buscar estabelecer parâmetros para a sua ação pedagógica a partir de critérios oriundos da fisiologia do exercício, onde as aulas de Ed. Física seria distribuídas em dias intercalados, com cinquenta minutos de duração, composto por turmas de alunos do sexo masculino e constituídas a partir de dados das suas idades biológicas. Mas a questão é: como realizar estas atribuições amplíssimas que lhes são impostas, sem conhecer os órgãos do movimento, a fisiologia do trabalho muscular, os seus efeitos sobre a circulação, respiração e sistema nervoso e a necessidade de um método de progressivo que possa evitar o mais possível a fadiga fornecendo-lhes a base para apressiação dos diferentes sistemas de educação individual e coletiva. É no âmbito das ciências biológicas que os profissionais da área vêm buscando, e é aí que está todo o preparo do profissional de Ed. Física para ensinar os atributos da matéria. Outro ponto importante do artigo era o fato do futebol ser encarado como um esporte para homens, e isso foi mantido por muito tempo de pai para filho que, logo no nascimento de seus filhos, compravam chuteiras e penduravam na porta das maternidades em que suas mulheres ia ter o bebê. Porém, houve uma mudança neste fato e hoje, as aulas de futebol já são frequentadas por meninas. Vale ressaltar que o esporte em nenhum momento é visto como passível de ser aprendido pela criança enquanto prática social construtiva da sua cultura corporal e que as funções atribuídas à prática esportiva traz inferências sobre o conhecimento pelo profissional para o desenvolvimento das suas atribuições.

Um comentário:

Epistemologia da Educação Física disse...

Prezada Flávia,
Antes de qualquer observação mais profunda, sugiro que disponha o título de seu resumo na forma de referência bibliográfica. Ou seja:

CASTELLANI FILHO, Lino. Considerações acerca do conhecimento (re)conhecido pela educação física escolar. In: Política educacional e educação física. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.

Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Vamos agora às observações quanto à forma e ao conteúdo do resumo. Você inicia o texto tentando expor o tema central. Sendo que esse último é motivado pela pergunta: a educação física tem o que ensinar? Que em outros termos, conforme o título, o tema central é: “quais são os conhecimentos reconhecidos pela educação física escolar”. Contudo, em seu resumo, deve ter ocorrido algum equivoco no momento da digitação, pois o início está muito bem, mas logo depois você escreve: “de que ensinar aos alunos...”. Isso fica muito confuso.
Referente ao restante do texto, está bem escrito e claro. Você destaca as duas principais questões que Castellani aborda, contudo, você não as relaciona. Explico: está certo que o autor diz que a educação física vem se apoiado nos saberes da fisiologia para trabalhar suas aulas. Logo, que o “conhecimento reconhecido da educação física está nas áreas biomédicas”. Entretanto, o autor diz que tais saberes se tornam insuficientes para serem reconhecidos como os saberes mais importantes para se trabalhar a educação física, principalmente no que concerne á escola. Sendo justamente isso que você não expressa no resumo, mas você não esquece de falar da “cultura corporal” expressa pela atitude dos pais amarrarem “chuteiras nas portas das maternidades”. Lembre-se que Castellani diz que a grande curiosidade dele, em meio a tantos saberes biomédicos, era: por que os pais faziam isso em relação aos seus filhos? Ora, é nesse ponto em que adentra à educação física a necessidade de contatos mais profundos com as Ciências Humanas, logo, uma mudança de paradigma epistemológico. Por último, você não cumpri como segundo critério, que é expor a perspectiva do autor, qual seja: histórica, epistemológica e crítica sobre o currículo dos cursos.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.