segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Resumo sobre Epistemologia da Ed. Física

Nas décadas de 60 e 70 surge e consolida-se uma série de subdisciplinas ligadas epistemologicamente às tradicionais disciplinas como fisiologia do esforço, a biomecânica, a psicologia do esporte, a sociologia do esporte levando a entender a Educação Física como uma prática pedagógica que trata as manifestações da nossa cultura corporal buscando fundamentar-se em conhecimentos científicos. Por outro lado, a Educação Física está interessada nas explicações, compreensões e interpretações sobre às objetividades culturais do movimento humano fornecidas pela ciência com o objetivo de fundamentar sua prática. E, isso porque profissionais de Educação Física estão confrontando com a necessidade de tomar decisões de como agir. Já que a ciência moderna supõe que as explicações da realidade estão contidas nela mesma, rompendo com o pensamento que diz respeito aos mitos, pois as coisas que acontecem na natureza não precisam apelar para forças externas a ela. Assim, o apelo para a cientificação da Educação Física é problemático porque a nacionalidade científica é limitada às necessidades de fundamentação de sua prática que sofre com o abalo da nova filosofia da ciência que é relativista no sentido de não reconhecer superioridade na racionalidade científica.

2 comentários:

Epistemologia da Educação Física disse...

Prezada Flavia,

Partindo de uma leitura geral, seu resumo destaca importantes e essenciais partes do texto para um resumo. Isto é, você acaba encontrando o tema central, a perspectiva do autor – um pouco mais implícita em seu texto – e os argumentos sustentadores do texto. Porém, temos de nos atentar para alguns aspectos da forma de um resumo. Seu resumo está escrito de modo a não explicitar um sujeito. Você escreve como que se o resumo não necessitasse ser localizado em relação ao texto resumido, ao autor do mesmo e a autora, que é você, do resumo. Portanto, inicie o resumo fazendo referência ao texto e ao seu autor. No caso sugiro: “Valter Bracht coloca como ponto de partida para pensar uma epistemologia da educação física a partir de uma certa reorganização a mencionada disciplina sofre nas décadas de...” “que passa a entender a Educação Física como uma prática pedagógica que trata as manifestações da nossa cultura corporal buscando fundamentar-se em conhecimentos científicos” Perceba que assim você anunciaria logo de início o tema central do texto e a perspectiva do autor. Lembre-se, você está escrevendo sobre algo que você leu, ou seja, sua escrita não está saindo puramente de suas idéias, portanto, faça referência ao texto lido. Em seguida você utiliza uma articulação negativa: “Por outro lado...”. Perceba, você está negando ou mostrando algo diferente, quando que na verdade você está continuando a idéia anterior. Caberia melhor aí algo como: “Com efeito”, “Nesse sentido”, “De tal forma” etc. A diante você articula bem a idéia até: “Já que...”. Essa parte pode parecer como algo determinante para idéia anterior. Você coloca a questão da ciência e do mito e a noção de que a ciência investiga os fenômenos em si mesmos de modo deslocado, sendo que, conseqüentemente, acaba demonstrando uma noção superficial do que de fato isso pode significar na construção de uma ciência. A seguir você ainda tenta forjar uma relação entre a idéia anterior: das ciências procurar as explicações dos fenômenos através deles mesmos, com o fato de a racionalidade cientifica ser limitada. Para tanto, tente explicitar como o autor – Valter Bracht – articula essas idéias, que em seu resumo estão muito soltas enquanto tópicos que lhe chamaram a atenção no decorrer da leitura. Para tanto relacione segundo o autor. Por fim, você deixa de lado um argumento cabal no texto de Valter Bracht: a referência que este faz concernente à tese da “Motricidade humana”.

Cordialmente,
Prof. Renato Izidoro

Themis disse...

Gostariade saber o nome do livro do Walter Bracht
e aeditora
obrigada
Themis